terça-feira, 29 de setembro de 2009

Padrinho derruba noiva em casório - UOL



Nota da Dani: é por essas e por outras que eu vou fazer bem longe de uma piscina! O famoso "just in case".

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chá de Casa

Neste sábado, dia 26 de setembro, eu fui ao "chá de casa" da prima do meu noivo em Goiânia. A festa foi mista, em um buffet infantil. Eu nunca havia ido a uma em buffet infantil. Achei bem diferente. As brincadeiras foram com os convidados e os noivos se "vestiram de noivos" com peças amarelas. Bem fofo!

Normalmente, aqui em São Paulo, o chá-bar costuma fazer brincadeiras com os noivos. Eu fui em alguns e ajudei a organizar outros simplesmente inesquecíveis.

O primeiro que eu fui, aconteceu para o meu melhor amigo. Foi na casa do Marcel e da Cami. As brincadeiras eram divertidas e acabei as copiando quando a minha sócia se casou em 2005. Rendeu muitas risadas! Já no ano passado, fui a um chá de Lingerie de uma outra amiga e mais novidades. A Bia usou as brincadeiras que fizemos no dela e novas ideias - copiadas de um outro chá-de-cozinha. Com isso, as variações ficam infinitas.

Já para o último que eu organizei dei o nome de "chá de núpcias", por ser um misto de chá-bar com chá de lingerie! Simplesmente inesquecível.

Agora é esperar pelo nosso! Aqui em São Paulo já tenho amigas pensando em várias ideias! rs... Com certeza, provarei um pouco das brincadeiras que me ajudaram a "sacanear" um pouco os meus amigos que iam casar! Faz parte do jogo e eu não vejo a hora!


Eu no chá de lingerie

Chá-Bar - Noivas Online

O chá-bar é uma comemoração organizada pelos amigos do noivo, por um padrinho ou por um casal de amigos dos noivos e, dependendo do tipo de festa, poderá ser realizada à tarde ou à noite.

Um chá-bar pode ser uma festa exclusivamente masculina ou mista, de acordo com vontade do casal. Um mês ou aproximadamente vinte dias antes do casamento é a época ideal para que todos possam curtir e se divertir à vontade.

Em comemorações exclusivamente masculinas, os amigos podem optar por um churrasco ou noite do queijo e do vinho para reunir os amigos de forma descontraída. Neste caso, ao invés de pedir que cada um traga um prato, os organizadores oferecem as bebidas e arrecadam uma quantia em dinheiro entre os convidados para providenciar a comida. Além disso, cada convidado deverá trazer um item da lista para o bar do casal.

Em comemorações mistas, que são uma ótima oportunidade para entrosar os amigos de ambos, as opções vão desde um churrasco até um rodízio de pizza em domicílio, passando por opções mais simples onde cada convidado leva um prato de doce ou salgado. Os homens deverão trazer um utensílio para o bar e as mulheres um utensílio para a cozinha.

Para os que não bebem e não pensam em ter um bar, veja abaixo as sugestões alternativas.

Lembrando sempre que os itens da lista de chá-bar, assim como os do chá-de-cozinha, não devem ser muito caros, pois os convidados ainda terão que comprar o presente do casamento.

COMO PEDIR OS PRESENTES

Embora a festa seja organizada por amigos ou padrinhos, são os noivos que devem escolher o que querem ganhar de presente. Feita a lista, os organizadores podem optar por mencionar diretamente o item no convite de cada um ou, caso a lista tenha sido feita em uma loja específica, enviar um cartãozinho anexado ao convite para que o convidado escolha o que prefere comprar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A dúvida na escolha do padrinhos

O meu noivo e eu temos conversado muito sobre a escolha dos padrinhos, que é uma decisão importante e não deve ser feita de qualquer jeito. Discordamos um pouco em relação ao número de casais. Eu sempre imaginei, no máximo, 6 pares de cada lado incluindo pai e mãe. Ele gostaria de um número maior por ter muitos irmãos, primos e amigos queridos. E depois de muita conversa, chegamos a um acordo: aumentamos um casal de cada lado (6 casais + pai e mãe) e eu cedi um casal meu para ele! Assim, ele consegue colocar todos os irmãos, prestigiar alguns primos e amigos. Como eu sempre quis um número menor não me importei em ceder um pouquinho.

Essa história de padrinho é engraçada. Como tenho algumas amigas já casadas, acompanhei de perto algumas saias-justas. Por exemplo: pessoas que se convidam para estar lá no altar, outros que convidam a/o atual para fazer par sem perguntar aos noivos se tudo bem, os que se rebelam por não poder levar o atual, etc.

Eu já fui madrinha algumas vezes, mas nunca me convidei ao posto. Acho deselegante e também um pressão inoportuna. Afinal, eu já estou sendo prestigiada por ter sido convidada para o casamento! Será que ninguém lembra disso? Óbvio que é delicioso estar ali no altar e curtir de pertinho, ser a primeira a abraçar os noivos. Quem não ficaria mais lisonjeado ainda? O importante é estar ali junto, não importa se como convidado ou padrinho, mas torcendo para a felicidade do casal.

Por enquanto, o nome dos nossos padrinhos estão sendo guardados a 7 chaves! E só na hora certa vamos convidá-los!

Gloria Kalil tira dúvidas sobre casamento - site Chic

07.10.2008

Futuros casais - prestes a subir ao altar - ficaram menos aflitos depois do painel The Perfect Wedding, promovido pela joalheria Tiffany, no shopping Cidade Jardim.

Gloria Kalil, Claudia Matarazzo, especialista em comportamento e etiqueta, e Teresa Grinberg, gerente de vendas da Tifanny, acalmaram os ânimos respondendo as mais diversas perguntas que podem envolver a cerimônia - desde a escolha da aliança até quantos padrinhos podem estar no altar.

Uma das dúvidas mais curiosas que Gloria respondeu foi a de duas irmãs que decidiram se casar juntas e não sabiam como elaborar os convites. Ela explicou que o melhor é fazer dois convites separados, com os respectivos nomes dos noivos, mas os dois deveriam vir em uma única capa. E na hora de entrar na igreja? “O pai entra com as duas filhas, uma de cada lado”, esclareceu Gloria.

Outro ponto que sempre gera polêmica é o número de padrinhos. Para não errar e correr o risco de ficar sem espaço no altar, Gloria aconselha a escolher no máximo seis padrinhos para cada um, ou seja, três casais de cada lado. E não há problema algum em não convidar a esposa do amigo que não tem muito contato com o casal, por exemplo.

E, para finalizar, os esquecidos padrinhos. Enquanto as madrinhas são uma preocupação para as noivas, eles ficam em segundo plano. Mas qual é a regra para os homens no altar? “Eles devem usar o mesmo que o noivo. Se ele estiver de terno, os padrinhos vão de terno, se a preferência for o fraque, os padrinhos seguem o modelo”, explica Gloria. Já a flor usada na lapela não só pode - como deve - ser diferente. “O noivo pode usar uma branca e os padrinhos de outra cor. Mas tem que ser flor natural”, lembra.

domingo, 20 de setembro de 2009

Cerimônia na N. Sra. da Saúde

Ontem, meu noivo e eu fomos assistir um casamento na N. Sra. da Saúde. A decoração padrão estava muito bonita. O primeiro casamento é às 17h30. Quando chegamos às 17h45, o casamento ainda não tinha começado. A noiva já estava dentro do carro, na porta da igreja, apenas esperando a sua vez de entrar. A cerimônia começou às 18h15 (horário do segundo casamento).

Os padrinhos entraram pela sacristia. O noivo entrou com a mãe e a noiva com o pai. Fiquei muito emocionada com a Marcha Nupcial e não contive as lágrimas!

Impossível não nos imaginar naquele mesmo lugar!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dica - Degustação especial - Salão Araci‏ - Buffet Mediterrâneo

Recebi esta newsletter hoje. Se alguma noiva se interessar, segue a dica!

"Venha participar de um sábado especial, no dia 19/09/2009 - Salão Araci - Rua Araci, 62 - Tatuapé, com uma degustação maravilhosa, diferente que só o Buffet Mediterraneo sabe preparar!
Aproveite esta oportunidade, pesquise com as empresas parceiras que estarão presentes, divulgando seus serviços, tire suas dúvidas sobre orçamentos de cardápios ou de outros fornecedores...Haverá muitas novidades para você! Vai ser um sábado de ofertas! Eu também estarei presente e poderemos falar sobre vestido de noiva! Não pense muito! Agende já seu horário comigo! Passe em nossa companhia, algumas horas agradáveis! Obrigada!
Edir - mediterraneo@novanoiva.com.br"

Música de entrada

Eu ainda não fechei com o Coral, mas certamente não abrirei mão da Marcha Nupcial. Agora, para as noivas mais ousadas, ideias não faltam...

Essa é uma delas - disponível no YouTube.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Desafio da Noiva -10 kg em 3 meses - Boa Forma

Você quer (e merece!) ser a noiva mais linda desse mundo. E nós, da BOA FORMA, que estamos sempre do seu lado, não poderíamos ficar de fora do momento mais especial da sua vida! Por isso, montamos um programa de três fases (esta é só a primeira) para ajudá-la. Nesta etapa, há um cardápio especial para queimar gordura e combater a ansiedade, exercícios para definir rapidamente os músculos, tratamentos de beleza e dicas de relaxamento para você estar absolutamente deslumbrante na hora do sim.

por Christina Biltoveni | Débora Lublinski | Eliane Contreras | Marjorie Umeda | Fotos Caio Mello

Casar de véu e grinalda é um sonho! Mas os meses que antecedem o grande dia não lembram um sono tranquilo, pelo contrário, é uma fase atribulada. Você precisa escolher o cardápio, a decoração, a música da festa, os convidados, o seu vestido e fazer contas, muitas contas. Ainda tem que encarar essa fase da vida que está por vir e as tensões de todo mundo envolvido nos preparativos. Ufa!

Além disso, ou melhor, acima de tudo, você deseja estar MARAVILHOSA: com o vestido mais lindo, uma cinturinha daquelas, os ombros desenhados, a pele radiante e, se possível, com um ar de serenidade invejável no caminho até o altar. BOA FORMA vai ajudá-la a chegar lá. Montamos um programa de exercícios que seca as gordurinhas e tonifica as áreas-chave que aparecem no vestido. Para acompanhar, um cardápio que emagrece, ajuda a ganhar massa muscular e ainda dá uma força para controlar a ansiedade. A dieta é simples, você pode comer no restaurante por quilo. Tem também tratamentos especiais para o rosto e aromaterapia para acalmar. Venha com a gente! Aqui, você é nossa convidada de honra...

Para todas as mulheres
Um casamento à vista é um incentivo e tanto para você embarcar em um plano de dieta, exercícios e tratamentos de beleza. Mas esse programa pode ser feito por qualquer mulher que queira passar por uma transformação e ficar mais bonita, não importa a fase da vida. E, no caso das noivas, vale convidar as madrinhas, amigas e até mesmo a sua mãe para acompanhá-la nesse plano.

Matéria completa no link: http://boaforma.abril.com.br/edicoes/263/fechado/Artigo/263-desafio-da-noiva.shtml

Cuidados de noiva

A verdade é que a partir do momento que nos tornamos "noiva", a preocupação com corpo, pele, cabelos passam a ocupar um bom espaço na nossa agenda. Claro que para quem já faz disso uma rotina o "stress" deve ser menor - o que não é bem o meu caso!

Assumo que tenho uma certa perguiça em malhar, mas também não quero me estressar poucas semanas antes pensando que eu poderia estar "de bem" com o meu corpo. Sou magra, mas sempre há algo que queremos melhorar! Por isso, prometi que vou malhar pelo menos 3 vezes por semana. Assim, fechei com o Fábio (personal trainer) uma vez por semana e disse que vou seguir o treino nos outros dias! Desta vez vai!

Como malho na sala de ginástica do meu prédio, nenhuma daquelas boas desculpas colam: estou sem carro, já está tarde, está chovendo, etc. Só vai depender mesmo de mim!

Eu velejando em Ibiraquera. Época que eu ainda fazia alguma atividade física!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Buffets em São Paulo

Para quem ainda não achou o espaço dos sonhos, segue link de alguns espaços - estou listando todas as sugestões que eu encontrei.

Lista de Buffets em São Paulo
Espaço Wynn http://www.espacowynn.com.br/
Villa Bisutti http://www.villabisutti.com.br/
Espaço Lisboa http://www.espacolisboa.com.br/
The Factory http://www.thefactorybuffet.com/
Espaço Único http://www.espacounico.com.br/
Espaço Nobre http://www.espaconobreeventos.com.br/
Planet Party http://www.planetparty.com.br/
Hotel Unique http://www.hotelunique.com.br/
Trivento http://www.trionet.com.br/
Friends http://www.friendsbuffet.com.br/
Buffet Colonial http://www.buffetcolonial.com.br/
Club Transatlântico http://www.clubtransatlantico.com.br/
Buffet Palace http://www.buffetpalace.com.br/
Apollinari http://www.apollinari.com/
Contemporâneo 8076 http://www.contemporaneo8076.com.br/
Terraço Itália http://www.terracoitalia.com.br/
Buffet Evidence http://www.buffetevidence.com.br/
Buffet Grécia Antiga http://www.greciaantiga.com.br/
Buffet Pequena Flor http://www.buffetpequenaflor.com.br/
Afrikan House http://www.afrikanhouse.com.br/
Casa da Fazenda do Morumbi http://www.casadafazenda.com.br/
Clube Nacional http://www.nacionalclub.com.br/
Espaco Armazem http://www.espacoarmazem.com.br/
Espaco Mermier http://www.mermier.com.br/
Espaco Rosa Rosarium http://www.rosarosarium.com.br/
Espaco Uni http://www.espacouni.com.br/
Espaço do Bosque http://www.espacodobosque.com.br/

Buffet Tulipas http://www.buffettulipas.com.br/


E isto é só o começo!

domingo, 13 de setembro de 2009

Buffet escolhido!

Depois de tantos orçamentos, a escolha do buffet não foi uma coisa tão difícil. Levamos em conta o custo-benefício e também a vontade dos nossos pais - sem deixar de escolher um local que fosse a nossa cara! Assim, ontem tomamos a decisão final e já batemos o martelo!

O lugar é lindo, mas ainda vou fazer um pouco de mistério! rs... Quando estiver mais próximo do casamento, conto para vocês! ;)

Uma grande vantagem é que eles têm um pacote bem completo e agora sim, tudo ficará bem mais fácil para mim. Com igreja e buffet marcados, vou começar a ver o coral para a igreja.

Uma dica para quem ainda não escolheu o buffet: certifique-se que o lugar é o que vocês querem, faça uma busca no Procon (http://www.procon.sp.gov.br/) e negocie bastante! Sempre dá para diminuir um pouco mais os custos. Enquanto eu negociava o meu casamento lá, vi eles fecharam 3 contratos! Portanto, se só falta um ano para o seu casamento, é melhor ficar atenta para não perder o buffet que mais te agradar!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A escolha do Buffet para Casamento

Estou fazendo uma pesquisa intensa por buffets que sejam bons e tenham um ótimo custo-benefício. A minha meta é encontrar um lugar com a nossa cara, com serviço impecável e sem pagar uma fortuna - sim, eu ainda acredito que é possível casar sem gastar horrores! Para isso, comprei algumas revistas para noivas como a Go Where Noiva (está ótima!!!), vi as dicas do Guia de Noivos da igreja, peguei dicas com amigas casadas e fiz muitas pesquisas no Google.

Entrei em milhares de sites e já comecei a minha seleção por ai. Tamanho, espaço, layout, localização foram alguns dos pontos que eu avaliei pelo site. Se o espaço passava pelo meu crivo, eu já pedia orçamento. Com todas as informações em mãos, eu vou marcar a visita.

De todos os orçamentos, os dois que mais me agradaram foram: The Factory e Villa Bisutti. E outros dois, já não tinham mais a data que eu desejava: o Espaço Nobre (sem sábados disponíveis para 2010) e o Planet Party Higienópolis.

Contratando o Buffet para Casamento - site Guia de Casamento

A escolha do Buffet para Casamento é fundamental para os noivos, afinal ele é responsável por 50 a 60% das despesas do casamento. Veja as nossas dicas para escolha do Buffet para Casamento.

A escolha do Buffet para Casamento

Antes de escolher o buffet para casamento pesquise, peça referências a amigos e profissionais da área, você também encontrará uma lista em nossa seção serviços. Consulte nosso Guia de Serviços. Mas não deixe de checar tudo pessoalmente.

A reserva do Buffet para Casamento

Definido o buffet para casamento, a noiva deve fazer uma reserva da data, principalmente se o casamento for em meses concorridos como maio, setembro e dezembro.

A escolha do Cardápio para Casamento

Além das opções oferecidas pelo buffet, faça suas próprias opções de acordo com o seu estilo e seu bolso. Veja algumas sugestões .

Buffet de CasamentoDefina o tipo de Serviço do Buffet

De acordo com o horário do casamento, estilo e cardápio de sua recepção, defina qual serviço de buffet irá utilizar: americano / franco-americano / à inglesa ou à francesa. Procure saber se o buffet dispõe da quantidade necessária de mesas e cadeiras para seus convidados, ou se a noiva vai precisar contratar à parte.

Noiva - Experimente

Participe de uma degustação no buffet, geralmente o buffet marca uma data específica. Mas não se contente com apenas isso, procure informações de outros casais (peça referências), veja fotos de festas. Se possível participe de uma festa para conhecer melhor os serviços do buffet de casamento.

Lembre-se do Contrato

Fique de olho na hora de assinar o contrato com o buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes - os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e tudo o que foi acertado verbalmente.

Detalhes do Local

Se a recepção de seu casamento for no salão do buffet, verifique se a estrutura do local está dentro de suas expectativas - as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças. E lembre-se de especificar tudo no contrato.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Casamento na ponta do lápis - Veja São Paulo

Em média, 60 000 matrimônios são registrados nos cartórios da cidade a cada ano. Noivos de fino trato ou de perfil modesto, eles têm um sonho em comum: que aquele seja o dia mais feliz de suas vidas. Aí entram as cerca de 1 000 empresas que compõem a "indústria das bodas" paulistana. Floristas, banqueteiros, cerimonialistas, DJs, fotógrafos... Não faltam profissionais especializados em mimar pombinhos à beira do altar - e, claro, lucrar com seus serviços. Veja São Paulo consultou trinta dos mais requisitados para saber em que itens é possível cortar gastos para preparar um casamento bacana e econômico

Por Alvaro Leme e Giovana Romani

| 06.05.2009

Para economizar já na hora de pedir a mão da noiva: pequenas mudanças no tipo de metal ou nos quilates podem alterar drasticamente o custo da joia. O preço de um solitário da Tiffany, sonho de muitas moças, pode cair de 164 000 reais para 9 800 reais. "Bastam algumas mudanças em detalhes do diamante", conta a gerente-geral da joalheria no Brasil, Patricia Assui.

Eduardo Delfim
Ainda caro? Na própria Tiffany, por exemplo, dá para comprar um par de alianças de platina por 8 810 reais. As de ouro amarelo custam 4.940 reais o par. As de prata, 1 720 reais.

Entre os fabricantes nacionais, uma opção é a Casa Vasconcellos, no Jardim Paulista. O par de alianças de ouro sai por 800 reais. Com mais 400 reais, uma delas vem com um brilhante pequeno. "O jeito mais fácil de economizar é abrir mão de pedras preciosas", afirma a designer Carla Amorim, dona de uma rede de lojas que leva seu nome. "O casal pode acrescentá-las depois, nas comemorações de bodas."

Pequenas modificações fazem diferença nos convites. Primeira delas: trocar o alto-relevo – aquele em que as letrinhas saltam do papel – por impressões mais simples. O relevo americano é bacana e, em média, 40% mais barato.

A designer Cris Armentano, especializada em convites, oferece um modelo que prescinde do envelope. "Basta dobrar e fechar com uma fitinha", diz. A cada 100 unidades, economizam-se trinta folhas de papel.

Prefira papel nacional de boa qualidade. Pagam-se cerca de 4 reais por um pacote de 100 folhas, contra quase 7 reais do importado.

Luciana Cattani
"Para meu pai topar bancar o casamento, eu me desdobrei para conseguir bons negócios. Cotei sozinha os preços: três fornecedores de cada item. Só não abri mão de um bufê bacana, de boas bebidas e de um excelente DJ. Depois de muita pesquisa, cortei gastos com doces, bem-casados, convites, decoração e vestido. Restringi o número de convidados a 360 pessoas, com prioridade para gente jovem. Gastei 80 000 reais a menos do que havia previsto."
Vanessa Salem, 25 anos, produtora de moda.
Casou-se em 14 de novembro de 2008

Escolha um modelo de convite existente no catálogo do fornecedor. Para criar um molde novo, gastam-se só nisso entre 200 e 300 reais.

Imprima uma quantidade 10% maior de convites para ter uma reserva. Sempre há o risco de esquecer alguém e a impressão de poucas unidades custa mais.

Caligrafia dos envelopes: letras clássicas ou moderninhas custam 2 reais (valor unitário). As góticas, cinco vezes mais.

Existe uma hierarquia nos vestidos de noiva. No topo da lista, reinam absolutos os feitos sob medida, com preço a partir de 15 000 reais. Apostar num modelo pronto diminui a conta para um terço do valor.

André Esquivel
"Pus a mão na massa para economizar no meu casamento. Criei toda a identidade visual da festa, fiz a arte do convite, cozinhei e enrolei boa parte dos docinhos. Por fim, montei todas as lembrancinhas."
Gisela Landi, 29 anos, designer.
Casou-se em 30 de janeiro

Esta é para noivas mais desencanadas: em vez de comprar, alugar o vestido. O primeiro aluguel – aquele em que a noiva manda fazer um vestido sob medida, mas depois o devolve à loja – sai por cerca de 6 000 reais. Subir ao altar com um que já foi usado custa metade desse valor.

Não é unanimidade, mas há quem se vire bem trocando renda francesa por americana. O metro da francesa, para compras em grande quantidade, custa a partir de 500 reais – gastam-se, em média, 7 metros num vestido. A opção americana começa em 200 reais.

Em vez de tecido 100% seda, dá para apostar em variações que levam poliéster. Mas cuidado com a proporção: 70% de seda é o mínimo. "É essencial manter o tom off-white ou pérola", aconselha o estilista Sandro Barros. "Muito branco pode entregar que foi barato."

Pedro Rubens e Fernando Moraes
Para poupar no véu, use tule com bastante volume. Ele ocupa bem o lugar da renda nesse caso.

Substitua grinaldas, coroas e tiaras por flores naturais ou artificiais bem delicadas. Caso faça questão de grinalda, alugue-a. Os preços variam de 200 a 4 000 reais.

Vai servir caipirinhas de vodca? Não tenha medo de usar bebida nacional. A marca top de linha produzida no Brasil é vendida por 13 reais aos fornecedores. A importada não sai por menos de 40 reais.

Hierarquia do preço do champanhe nos fornecedores: Dom Pérignon (560 reais a garrafa), Veuve Clicquot e Möet & Chandon (entre 150 e 200 reais). Usar somente bebida importada deixa o orçamento da festa pelo menos 20% mais caro. Existem boas alternativas entre os espumantes nacionais. A garrafa de Chandon sai por 40 reais. A de Salton, 25. Uma terceira opção seriam proseccos italianos, que custam a partir de 35 reais.

Nem todo mundo quer abrir mão do champanhe. Nesse caso, pode-se investir em drinques que levam a bebida, como kir royal e bellini. Daí, servi-la pura somente na hora de cortar o bolo.

Tire do fundo do baú as joias de família. "Além de chiques, as peças têm história", diz a joalheira Carla Amorim. "É a melhor ocasião para usá-las."

Beto Riginik
"Economizei 6000 reais do cachê do DJ e 3000 no vídeo, graças aos contatos da assessoria de casamento que contratei. Apenas um dos sete andares do meu bolo era verdadeiro. Deixei de gastar 1 800 reais porque eu mesma fiz."
Roberta Gauss, 26 anos, confeiteira.
Casou-se em 8 de novembro de 2008

Nada de alugar veículo antigo ou limusine. Peça um carro bacana emprestado e contrate um motorista (economia de, no mínimo, 700 reais).

Quer poupar 3 000 reais na cerimônia? Abra mão do aluguel de som e microfones. Exceto se você vai se casar num lugar enorme como a Catedral da Sé, um belo coral acústico dá conta do recado – em geral, as igrejas são projetadas para que o som se propague facilmente.

Construir uma cobertura ou alugar um espaço já existente? A segunda opção é beeeeem mais em conta. Você vai gastar 20 000 reais para alugar um bufê. Num cálculo modesto, serão necessários 100 000 reais para construir uma tenda no jardim de casa. "Os elementos da cenografia são calculados por metro quadrado", diz o decorador José Antonio de Castro Bernardes.

Xico Buny
Nada de casar-se na praia ou no campo – engorda o orçamento em 30%. Toda a mão de obra que se desloca para fora da cidade cobra o dobro. E você terá de bancar hospedagem da equipe.

Aproveite o mobiliário do local alugado, já incluso no valor pago pelo salão. A locação de mesas, cadeiras, pufes e bufês encarece entre 5% e 10% o orçamento.

Se precisar alugar os móveis, concentre o pedido em poucos fornecedores para não gastar excessivamente com o frete. "Depois da restrição de circulação de caminhões na cidade, o preço aumentou", afirma Gabriela Camargo, organizadora de casamentos da Festività.

Regra que vale para todos os itens: se está na moda, vai custar mais. Assim, fuja do "bufê do momento", da "igreja mais chique" ou do "costureiro das estrelas". Fama não é sinônimo de qualidade.

Lembre-se da regra acima ao alugar mobília. No caso dos sofás e poltronas com design assinado, o preço dobra. Para as mesas, a diferença assusta: um modelo simples, de madeira, custa 20 reais – contra 400 reais de cada uma das criadas por nomes badalados.

Fernando Moraes

Unanimidade entre os especialistas: flores da estação diminuem até 30% do valor investido em decoração. "Não adianta se casar no verão e querer tulipas, que são típicas do inverno", diz Chris Ayrosa, organizadora de uniões pesos-pesados como a da bilionária Athina Onassis.

Não é necessário decorar cada banco da igreja. Coloque arranjos nos de uma fileira e pule os dois seguintes. Outro truque quase imperceptível: em vez de somente flores, os arranjos de centro de mesa podem conter folhagem. Economiza, sem prejudicar o volume.

Para impressionar sem torrar dinheiro, lance mão de flores tropicais como helicônia, alpínia e bastão-do-imperador. Com uma haste (3 reais) e um maço grande de murta (5 reais), dá para criar um arranjo. "Outras opções são a costela-de-adão e a dracena", sugere o florista Vic Meirelles. Vale abusar da gipsófila, chamada popularmente de "mosquitinho" (10 reais o maço).

Fernando Moraes
Árvores secas dão charme ao ambiente, mas o aluguel de cada unidade custa, no mínimo, 150 reais.

Se a escolha forem as rosas, prefira as nacionais de cabo médio. Direto no fornecedor, é possível comprar cinco dúzias por 25 reais. O pacote com vinte botões de rosa colombiana custa pelo menos 30 reais.

Janeiro, fevereiro e julho são bons para pechinchar, porque menos gente marca eventos nesses meses.

O serviço à francesa (empratado) caiu em desuso. Além de formal, custa 20% mais que o bufê americano, pois exige mais mão de obra na cozinha e no salão.

Preste atenção aos pratos básicos que devem ser servidos no bufê: salada, entrada fria, massa, uma carne, um peixe e um acompanhamento. "Não precisa de mais que isso", diz Andrea Fasano, do Buffet Fasano.

Opção de bufê mais em conta: finger food. As entradas são dispostas em ilhas de degustação onde há aperitivos e canapés. Para o jantar, pequenas porções de apenas dois pratos, como massas e risotos, servidas pelos garçons. Para finalizar, dois tipos de sobremesa. Nesse sistema gasta-se 25% menos que no bufê tradicional. "É econômico e cool, sem deixar de ser chique", afirma o chef Christian Formon.

Fernando Moraes

Sim, é possível abrir mão da mesa de doces. E sem passar vergonha. Quem dá a dica é Carla Fiani, organizadora de casamentos estrelados como o da cantora Wanessa (ex-Camargo). "Aposte em opções mínis de creme brûlé, petit gâteau e profiteroles."

Já pegou um doce e, depois da primeira mordida, jogou fora porque tem um ingrediente de que você não gosta? Para evitar esse desperdício, destaque uma copeira para explicar os sabores. De quebra, ela inibirá a gula de apressadinhos que comem antes da hora.

Elder Buck
"Um bufê tradicional cobrou 180 reais por pessoa. Recorri a outro, bacana mas não tão concorrido, no qual pagaria 115 reais por convidado. Outra dica: comprar bebidas em janeiro, quando as lojas fazem saldão."
Tatiana Skibelski, 24 anos, professora.
Casou-se em 21 de março
Personalizados, os noivinhos do bolo ficam uma graça. Custam 300 reais. Se tiver oportunidade, procure nas lojas uma duplinha já pronta, parecida com vocês. Assim fez a publicitária Cíntia Costa. "Paguei 50 reais", conta ela, que dá dicas do tipo no blog Planejando Meu Casamento.

Para aquele bolo que sai nas fotos, alugue um cenográfico. Há modelos por 300 reais. Na hora de servir a guloseima, pode-se optar por uma mais simples, que já vem cortada da cozinha.

Troque a cobertura de pasta americana do bolo por ganache ou merengue, mais gostosas e econômicas. Recheios de brigadeiro e doce de leite custam entre 15% e 30% menos que os de damasco, nozes e pistache.

Optar por música ao vivo pode custar o dobro de contratar um DJ.

Um dos bem-casados abaixo custa 2,10 reais a unidade. O outro, 2,60. Dá para notar a diferença? Apesar de o doce ser o mesmo, o material da embalagem diminui o custo. O da esquerda leva papel crepom e fita nacionais, por isso é a opção econômica.

Fernando Moraes

Tente pagar o máximo de serviços à vista – o que permite negociar descontos de 10%. Pelo mesmo motivo, fechar negócio com pelo menos um ano de antecedência pode diminuir os gastos. Em geral, a margem de lucro dos fornecedores varia entre 20% e 30% do preço de custo.

Por último, mas não menos importante: exigir todos os orçamentos por escrito pode poupar dinheiro e dor de cabeça. "Leia cada letrinha dos contratos para não ter surpresas desagradáveis depois", aconselha Vera Simão.

igreja Nossa Senhora da Saúde


"O Matrimônio é um Sacramento da Igreja, uma celebração de fé, onde se recebe a graça especial para a vida familiar.Pelo Sacramento do Matrimônio, Jesus Cristo une os esposos. Os ministros do Sacramento do Matrimônio são os próprios noivos. O padre é a testemunha principal, que assiste ao juramento solene que os noivos fazem diante de Deus. Este juramento é um contrato que os dois assinam e selam esta união para toda a vida. Se Deus lher conceder a graça de terem filhos, que estes sejam educados na lei de Cristo." - texto retirado do Guia de Noivos 2009 - paróquia Nossa Senhora da Saúde.


Igreja

A escolha do local da cerimônia foi importante para mim. Por ser católica, nunca cogitei casar em algum lugar que não fosse uma Igreja. E, ao longo dos anos, você acaba escolhendo algumas opções. A nossa escolha foi a igreja de Nossa Senhora da Saúde, na Vila Mariana.

O atendimento na secretaria paroquial foi impecável. O secretário explica todos os pontos e o livrinho da igreja também é bem completo. O valor ficou em R$ 1.200 (já com a decoração).

Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Rua Domingos de Moraes, 2387 Vila Mariana
Telefone 11 5579-3638

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A escolha da data

Bem que tentamos conciliar alguma data já especial com a do casamento, mas não conseguimos! Um dos fatores que não nos ajudou muito, foi o fato de querermos uma data próxima a um feriado. Explico: como a família do meu noivo é de Goiânia, achamos que seria mais tranquilo para eles virem em um feriado, sem correria. Assim, optamos pelo dia 30 de outubro de 2010!

Claro que escolher uma data de um feriado também tem desvantagens, principalmente para quem mora na cidade onde será o casamento! Ninguém fica muito satisfeito, mas não dá para agradar a todos! O bom é que como o feriado será só na terça-feira, ainda dá para viajar! Ponto para nós! ;)

Numerologia
Eu não escolhi a data pela numerologia, mas eu aproveitei para checar depois o que os tais números dizem sobre a data! Para as curiosas como eu, segue a tabela feita pelo espiritualista André Mantovanni.

Como calcular o dia do casamento

Este cálculo é simples. Some dia, mês e ano escolhido e reduza o resultado a um algarismo que esteja entre 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 22 e 33.

Por exemplo:

Os noivos escolheram a data de 08 de maio de 2009.

Com esses dados somamos da seguinte maneira:

Dia (08) + Mês (05) + Ano (2009)

13 + 11 = 24

2 + 4 = 6

Neste caso então a vibração que estará regendo a data de 08/05/2009 será o 6.

Significado dos Números correspondentes ao dia do casamento

Número 1

Esta é uma vibração de inícios importantes, de uma nova experiência na vida. Tudo que é plantado dentro desta energia promete grandes realizações para o futuro. Um dia para começar algo, planejar os próximos passos para a vida a dois. Este promete grandes possibilidades de felicidade e boas influências para o casal.

Número 2

Uma boa escolha, pois este é o dia das parcerias, das uniões e além de tudo de muita proteção. Indica que haverá facilidade de adaptação na vida a dois, pois este é um número excelente para equilibrar as diferenças. Haverá muito afeto entre o casal, construindo uma relação sólida e duradoura.

Número 3

Muita comunicação, expansão e crescimento para o casal que escolheu esta data. Com certeza estes noivos estarão lindos e radiantes, pois é o dia da beleza. Se não quiserem a surpresa da chegada rápida de um bebê, tenham cuidado, pois este também é o número da fertilidade. É também o dia de plantar para uma colheita cheia de amor. Um número muito positivo para festas, celebrações e comemorações que trarão alegria.

Número 4

Este é um dia que mostra muita objetividade, responsabilidade e concretização dos sonhos. O casamento vai trazer segurança, estrutura e estabilidade para o casal. O casal seguramente vai ser feliz na sua vida financeira, social e afetiva.

Número 5

O casal que escolheu este dia poderá contar com versatilidade, desprendimento e surpresas de todos os tipos. O casamento no dia 5 abrirá caminhos e transformará a vida do casal, trazendo sempre muita paz, proteção e amparo espiritual. Promete mudanças, aventuras na descoberta de um mundo novo, viagens e muita sensualidade.

Número 6

Dia calmo, de leveza e descontração que promete a certeza de que tudo dará certo. Traz muita afetuosidade e harmonia. Este casal escolheu o melhor dia para selar a felicidade, pois formará um lar, uma família com raízes profundas. O 6 é símbolo do amor, da união e da harmonia.

Número 7

Parabéns para o casal que escolheu este dia. O dia 7 indica sucesso e realização que serão alcançadas gradualmente, porém com muita proteção, segurança e respeito. Os objetivos em comum caminharão para a concretização sem desrespeitar a individualidade do casal. Apesar de toda exigência e perfeccionismo exigidos por esta vibração, a vitória e a felicidade serão a tônica para uma vida a dois.

Número 8

Ao escolher este data, o casal mostrou a capacidade de planejar e administrar o futuro que começam a construir. Muita razão, bom senso e equilíbrio marcam o início de vida destes parceiros. Serão ágeis e precisos em tudo que se propuserem para manter a chama do amor sempre acesa. É um número de poder e colheita de bons frutos.

Número 9

Há uma vibração sentimental muito forte neste dia, de entrega, compaixão e paciência. Promete formar um casal otimista, carismático e cheio de vitalidade. Trará serenidade, sabedoria e muito amor. Contarão sempre com o apoio de amigos, da família e da espiritualidade. O 9 indica sabedoria e maturidade na tomada de decisões.

Número 11

Este é o dia da intuição e da sensibilidade. O casal que escolher este dia vai conseguir realizar todo o sonho idealizado. A escolha não poderia ser melhor, pois é um dia iluminado e feliz. Esta é uma vibração que também indica proteção e traz a capacidade de enxergar o futuro com otimismo e alegria.

Número 22

Muita sabedoria e muita intensidade são as poderosas vibrações de um dia 22, que de tão forte, promete que o casal conseguirá tudo o que desejar. Todos os sonhos se transformam em realidade. É realmente um dia mágico. Mostra a construção dos sonhos no plano real e concreto. Os dois juntos terão a possibilidade de amparar-se, dar as mãos e seguir rumo a um futuro promissor.

Número 33

Este deveria ser chamado o Dia Mestre do Amor, pois é o dia das bênçãos divinas, dos afetos verdadeiros. Esta vibração indica entrega absoluta aos sentimentos e que o casal conseguirá manter o equilíbrio em todos os aspectos da vida a dois. O lar será um recanto feliz e agradável e a construção de uma família sólida e feliz será o esperado. Aqui os aprendizados e desafios do relacionamento poderão ser superados pelo amor puro.

Alianças Contour - H.Stern

Fiquei noiva!

Uau! Como é enorme a emoção de ficar noiva! Acredito que a maioria das meninas sonham desde sempre com este dia. São capazes de imaginar cada detalhe, cada cena, trasformando o momento em algo único!

No dia 29 de novembro de 2008, o meu sonho começou com o pedido de casamento! Estávamos na H.Stern namorando algumas alianças - sempre pela vitrine, quando ele propôs "Quer provar?". Fiquei vermelha e topei! Não imaginei que o pedido iria acontecer ali, em um dia não programado ou inesperado. Provamos alguns pares e nos apaixonamos pelo mesmo. E foi naquele instante que ele olhou nos meus olhos e perguntou: "Você quer se casar comigo? Ser a minha esposa para sempre?"

Naquele instante senti como se milhares de fogos de artifícios estivessem explodindo pelo meu corpo!!!!!!!!! "Sim, sim, sim", respondi entre lágrimas! Saímos da loja com a aliança na mão! Foi um momento único e nosso, como eu sempre sonhei!

Claro que depois compartilhamos a nossa alegria com nossos pais e amigos. E foi ai que ele me confessou que já tinha visto alguns pares. Mas na loja, provando cada par, que ele sentiu que aquela era a hora e decidiu me pedir em casamento ali mesmo, sem querer esperar mais nenhum minuto!

Pedido feito, pedido aceito! Ainda não tínhamos uma data certa, apenas ideias... Até que não resistimos e decidimos marcar a data! Será dia 30 de outubro, aqui em São Paulo.