Um costume dos casamentos sul coreanos, tanto quanto o oficial de cerimônia, é que antes de entrar no salão do casamento os convidados fazem uma fila em frente da mesa do caixa para entregar um envelope cheio de dinheiro. O caixa abre o envelope e registra o nome do convidado, e a quantia dada, num livro-caixa com capa de couro - normalmente na frente dos próprios convidados. Presentear em dinheiro para ajudar os amigos a custearem as despesas de casamento ou dos enterros é um velho costume deles.
Hanbok: Vestido Tradicional Coreano
A beleza e elegância do Hanbok, vestimenta tradicional coreana, ao longo dos séculos, sofreu poucas alterações. Seus primórdios remontam ao período dos Três Reinos – Silla, Goguryeo e Baekje -, entre 57 a.C. e 660 d.C. Nessa época, os homens usavam jeogori (jaqueta), baji (calças) e durumagi (sobretudo), chapéu, cinto e sapatos. As mulheres usavam jeogori (uma jaqueta curta) com duas fitas compridas que eram atadas para formar um otgoreum (nó), uma saia longa e volumosa, atada em redor de uma cintura alta, chamada tchima, um durumagi com beoseon (soquetes de algodão branco) e sapatos em forma de canoa. A vestimenta possui traços limpos. É leve, confortável e colorida, adapta-se às formas e movimentos de quem a veste, criando um conjunto de fluidez e elegância. Por isso, é conhecido como “traje do vento”.
Ainda hoje, o hanbok tradicional é usado em datas especiais como casamentos, feriados lunares de Novo Ano e Chuseok (Ação de Graças) e festas familiares como Hwangap, que marca o 60º aniversário de uma pessoa.
Ainda hoje, o hanbok tradicional é usado em datas especiais como casamentos, feriados lunares de Novo Ano e Chuseok (Ação de Graças) e festas familiares como Hwangap, que marca o 60º aniversário de uma pessoa.
Bater nos pés do noivo
Infelizmente, não consegui localizar em nenhum lugar um texto que pudesse explicar o porquê desta tradição. O que eu ouvi na festa era que o noivo só para de receber as pauladas nos pés por um preço, ou seja, a noiva e sua mãe pagam para os amigos pararem de bater. No entanto, o valor é determinado por eles, que também pedem para a noiva e/ou sua mãe cantarem ou dançarem.
Vou continuar pesquisando e quando achar algo melhor, volto ao assunto.
Que legal essa tradição!
ResponderExcluirMoro na Irlanda e aqui também as coisas são bem diferentes, vou me casar em Junho e estou atrás dos preparativos, também tenho um blog que não é específico para Noivas mas toda a semana posto novidades e curiosidades , além de dicas Européias. Vou te favoritar!
Já fiz minhas encomendas do que vem do Brasil, mas só vai ser os bem casados da Conceição e o topo de bolo, aliás vc tem alguém legal para me indicar?
Beijos, vou te seguir!
Aproveite os casamentos e divida com a gente!
:)
oi, Karine!
ResponderExcluirTambém vou acompanhar o seu blog! Adorei a ideia das máquinas descartáveis. Já fui em um casamento aqui no Brasil que tinha e foi bem divertido.
Sobre o topo de bolo não conheço nenhum, mas vou pesquisar e divido com você. Vira e mexe, encontro alguma matéria bacana com vários fornecedores.
Com certeza vou aproveitar! E cada casamento que passa, o meu fica mais pertinho ;)
beijos