Edição do dia 27/05/2010
27/05/2010 09h14 - Atualizado em 27/05/2010 09h14
No Oriente Médio, é tempo de trocar alianças. Milhares de peregrinos apaixonados buscam a Terra Santa para casar. O Bom Dia acompanhou o ritual em um templo onde teria acontecido o primeiro milagre de Jesus Cristo. É a quarta reportagem da série especial sobre casamento.
Para Sandra e Fausto Cortez, o grande dia chegou em Israel. Dezesseis anos depois de iniciar a aventura de uma vida em comum, o casal de mexicanos decidiu que era hora de se unir diante de Deus. Com os três filhos e os amigos mais chegados, eles viajaram a Canaã, na Baixa Galiléia, a 160 quilômetros ao norte de Jerusalém.
Canaã - ou Caná- é uma cidade árabe, com 8,5 mil habitantes, a maior parte muçulmanos. Mas para a minoria cristã, o lugar tem um significado especial. Ali, segundo a bíblia, Jesus teria realizado seu primeiro milagre - o de transformar água em vinho durante um casamento para o qual ele e seus discípulos tinham sido convidados.
Hoje, com uma aura de espiritualidade e tradição, a igreja da cidade, construída pelos Franciscanos, é ponto de parada obrigatório para turistas cristãos de todo o mundo. Muitos, além de conhecer o lugar, vêm para renovar os votos do matrimônio e exibir, orgulhosos, o certificado da renovação, uma espécie de segunda certidão de casamento. Todos deixam a igreja sorrindo.
Os italianos, que completaram 20 anos de casamento, dizem que pretendem ficar juntos por mais 60. Já dentro da igreja, o casal mexicano mostra nervosismo. Fausto diz que casar em Canaã era um sonho antigo, alimentado pela fé em Cristo e que acredita que isso os deixa mais perto de Deus.
Diante de Deus, Fausto e Sandra são marido e mulher. Depois da troca das alianças, o padre chama os convidados que desejem renovar seus votos. Assim, em um clima de muita fé, casais como Júlia e José puderam reviver a atmosfera do casamento de 28 anos atrás. Já avó, Júlia diz que se sentiu muito feliz, e que é especial renovar os votos na Terra Santa, na cidade onde Jesus celebrou seu primeiro milagre.
Todos os anos são, em média, 30 casamentos de peregrinos como Sandra e Fausto, e outras centenas de renovações de votos matrimoniais. Depois das cerimônias, noivos, padrinhos e convidados têm o mesmo destino. Eles vão para a parte lateral da igreja, para participar de uma cerimônia que remete aos tempos de Jesus. Bebem o vinho de Canaã.
Com a bênção do sacerdote, todos brindam ao casal que já era unido pelo coração e que acaba de reforçar a união pela fé.
Link: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/peregrinos-apaixonados-viajam-terra-santa-para-se-unirem-pela-fe.html
Nota da Dani: Com certeza vou querer renovar, em algum momento, nossos votos assim!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário