Escolha correta do vestido, penteado e maquiagem valoriza os pontos positivos das noivas que estão fora do padrão das revistas
Fabiana Schiavon, especial para o iG São Paulo | 28/08/2011 13:58
Inspiradas em revistas com modelos perfeitas em criações de estilistas renomados, a maioria das noivas a caminho do altar entra em desespero para emagrecer. Mas há exceções: mulheres capazes de enxergar a beleza nos seus quilos a mais e correr atrás do visual perfeito para seu estilo e sua silhueta.
A assessora de casamentos Sandra Ferreira Crippa já estava acima do peso quando marcou casamento. De início, sentiu uma pressão de amigos e familiares para encarar uma dieta. Ela procurou uma endocrinologista e uma nutricionista, mas quando viu que não tinha problemas de saúde, desistiu da ideia do regime. “É possível casar gordinha, a gente faz um vestido sob medida e tudo dá certo”, conta.
O vestido certo
A comerciante Simone Mucillo casou há seis anos e nem por um minuto pensou em fazer dieta. “A gente tem que se aceitar do jeito que é. Eu sempre briguei com a balança, então porque teria que emagrecer só para o casamento?”, conta. Ela reconhece, porém, que as noivas acima do peso considerado “padrão” têm menos escolha na hora de comprar o vestido. Ela investiu em um modelo de primeiro aluguel entre poucas opções apresentadas pela loja.
O estilista George Moreira, do Rio de Janeiro, já atendeu muitas noivas gordinhas. Segundo ele, o erro mais comum das mulheres acima do peso é achar que quanto mais tecido, melhor. “Na verdade, a gordinha tem que valorizar o colo, que é o tem de mais bonito, com decotes sempre na vertical”, explica. Modelos ombro a ombro, decotes V e em formato coração valorizam o tipo físico, segundo ele.
Noiva desde abril do ano passado, a advogada Liv Nunes Almeida conta que naquela época já estava cerca de 20 quilos acima do seu peso. De início, ela teve a tentação de encarar uma dieta e se enquadrar ao padrão. “Mas me dei conta que a minha felicidade não poderia ser medida por 20 quilos a mais ou a menos, e meu noivo queria no altar a mulher que ele conheceu e por quem se apaixonou”, defende. “Estou muito feliz e tenho certeza que um braço gordinho, um rosto mais redondo e um quadril largo não me fazem uma noiva menos bela”, conta ela, animada.
Liv vai se casar em outubro e escolheu um modelo com corpete, para valorizar a cintura fina, e uma saia ampla para esconder os quadris. Bem de acordo com o que diz Bruno Pereira, da Talento Noivas. Para ele, o melhor modelo é o que transforma uma mulher com formato de corpo oval para o forma de ampulheta. “O mais indicado é o evasê, que trabalha na transversal e vai alongando o corpo. Na parte de cima, uma frente única para valorizar o colo”, explica. Na região da barriga, ele recomenda usar um tecido e um corte que funcionem como espartilho.
Outra dica do estilista George Moreira é evitar modelos rentes ao corpo, que definam as formas. Para valorizar o busto, escolha um bom corselete e sutiãs de alças bem firmes. “O busto deve estar na altura das axilas, para dar uma impressão mais jovial”, explica.
Rosto perfeito
O vestido não é a única preocupação da noiva em um casamento. A maquiagem e o penteado complementam o visual e colaboram muito na fotogenia do casal, que pode ter orgulho do seu álbum. É o que explica Fabio Gonçalves, make-up artist e hair stylist. “Truques e efeitos, aplicados de maneira sutil, são a chave para a maquiagem perfeita”, conta.
Um deles é usar dois tons de base, um da cor da pele e outro mais escuro. O mais escuro serve para dar profundidade à papada e afinar a maçã do rosto. Esse mesmo efeito pode ser feito com o blush, em um tom mais bronzeado, mas não muito escuro, para não relevar o truque. “O importante também é chamar atenção para algum ponto mais valorizado do rosto, como os olhos, que podem estar bem carregados”, explica.
As clientes gordinhas da maquiadora Cristiana Rodrigues, da rede Jacques e Janine, adoram olhos bem escuros. “Tons de cinza e contornos bem pretos são os preferidos. Também sugiro colocar cílios postiços para incrementar ainda mais os olhos”, conta. Se quiser variar na cor, Cristiana dá algumas dicas: tons rosa e laranja são ideais para olhos verdes, enquanto dourado e alaranjado vão com olhos azuis. Já os olhos castanhos dão maior liberdade, tomando cuidado apenas em acompanhar o tom da pele.
No batom, a ideia também é seguir o tom de pele. Para Cristina, o ideal é optar pelas cores “de boca”, bem neutras, já que a ideia é chamar atenção para os olhos. Se a noiva for mais desencanada com os efeitos e estiver acostumada às cores fortes, pode apostar no vermelho e no vinho.
Para o cabelo, Cristiana indica apostar nos curtos, até a altura do ombro ou presos. Segundo Thony Rodrigues, também do Jacques e Janine, a ideia é criar movimento no topo da cabeça, jogando a atenção para o rosto. Por isso, topetes e coques altos são bem indicados para as gordinhas. “Se a noiva não quiser prender o cabelo, é importante apenas criar um penteado que não tenha volume nos ombros, já que as mulheres deste tipo físico reclamam do braço cheinho”, lembra Rodrigues.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário