quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Consultora tira dúvidas sobre lista de presentes - Site Delas - iG

A especialista em casamentos Carla Fiani responde às perguntas das noivas e convidados

Redação, iG São Paulo | 23/01/2010 09:06

Como lidar com os presentes mais caros em minha lista?
Uma lista deve ter várias opções de valores de presentes, pois nem todos os convidados tem as mesmas possibilidades. Os eletrônicos e eletrodomésticos, que são mais caros, podem ficar em uma lista independente da “geral”. Os noivos poderão indicar a loja aos padrinhos e familiares que, geralmente, compram os presentes "maiores".

É deselegante anexar o minicard da lista de presentes ao convite de casamento?
Apesar de muitas pessoas usarem o minicard, e esse pode ser um fator prático, fica muito deselegante sim. Pode passar a ideia de que comprar presente é uma obrigação do convidado e a coisa mais importante do casamento. Você não precisa anexar o minicard ao convite, geralmente os convidados perguntam em qual loja os noivos montaram a lista de casamento.


Devo enviar cartões de agradecimento ou ligar para os convidados?
Envie o cartão de agradecimento, sem dúvida. Além de ser mais elegante, você economiza tempo e ainda comunica o seu novo endereço.

Posso colocar enxoval da casa na lista de presentes ou é muito íntimo?
Sua desconfiança faz todo o sentido, pega mal sim colocar enxoval da casa na lista de presentes; pessoal então, nem pensar. O enxoval íntimo você consegue resolver com um chá de lingerie oferecido por uma amiga, e o da casa, você deve comprar, geralmente junto com a mãe.

Como pedir viagem e dinheiro?
Pessoalmente, sou contra a prática. Constrange os convidados e foge do espírito da celebração. Além disso, a comunicação é sempre um problema. Se um parente próximo oferecer uma viagem de presente, ótimo. Porém, isso não deve ser forçado.

Se eu trocar um presente, devo avisar quem o comprou?
Não é necessário, porém uma lista bem pensada evita o problema.

Dúvidas de convidados:

Posso escolher um presente que não está na lista?
Pode sim, a lista é um ótimo indicativo do que os noivos querem e precisam ganhar, mas alguns convidados preferem dar algo diferente. Sem problemas, mas antes de comprar, pense bem no perfil dos presenteados.

Tudo bem se eu levar o presente na festa de casamento?
É muito desagradável - tanto para o convidado como para os noivos - ter que lidar com um pacote durante a cerimônia e festa. Às vezes não existe um local seguro no qual esse presente possa ser guardado. O ideal é enviar o presente para a casa dos noivos.

Carla Fiani é consultora da empresa
Wedding & Co.

Nenhum comentário:

Postar um comentário