quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como organizar a casa nova - Portal Casa & Casamentos

"Quem casa, quer casa", já dizia o velho ditado popular.

Depois que toda a adrenalina da cerimônia de casamento passa, é hora de começar vida nova.

Daqui para frente, você e seu marido começarão a montar a casa que sempre sonharam, e, para que tudo funcione bem, é preciso organizar a nova rotina doméstica.

Para ajudar quem sempre morou com os pais, foi mimada e não sabe por onde começar, elaborei um roteiro com algumas dicas.

Cozinha
•Separe os pratos, os copos, as xícaras, os talheres e os utensílios de cozinha mais simples para usá-los no dia-a-dia. Coloque-os em um local de fácil acesso, como no armário da cozinha. Deixe as porcelanas para jantares especiais. Guarde-as no bufê da sala ou nas prateleiras mais altas do armário.
•Separe um armário para as panelas e fôrmas. Pode ser embaixo da pia ou próximo ao fogão. Para que o fundo delas não risque, guarde-as separadamente, não uma dentro da outra, e só use colher de pau ou plástico para preparar a comida.
•Tenha um armário só para guardar alimentos. Guarde o que estiver aberto em potes fechados. Isto evita que os alimentos murchem ou espalhem o odor pelo armário.
•O dia-a-dia fica mais fácil se você separar garfos, colheres e facas em compartimentos diferentes dentro da gaveta. Além disso, deixe próximo ao fogão utensílios como colheres de pau ou plástico, escumadeiras, conchas etc. Isso facilitará na hora de cozinhar.
•Potes plásticos, bacias e outros recipientes podem ser colocados uns dentro dos outros. Para evitar acidentes, não misture vidro com plástico.
•Não forre as grades das geladeiras ou as gavetas do freezer. Isto atrapalha a perfeita refrigeração. Leia os manuais dos eletrodomésticos e siga corretamente suas instruções de uso.
•Na geladeira, guarde os alimentos sempre tampados.
•Cuidado com a tomada que alimenta o fogão. Sempre que não estiver usando, deixe-a desligada. Faça o mesmo quando tiver que limpar o eletrodoméstico.
•Ao cozinhar, deixe os cabos das panelas virados para dentro. Esta medida simples costuma evitar acidentes, principalmente quando houver crianças em casa.
•O ideal é que os materiais de limpeza sejam guardados num armário alto, na área de serviço.

Quarto
•Em primeiro lugar, separe os armários em território feminino e masculino.
•Deixe pelo menos 2,5 cm entre o topo da gaveta e o topo do conteúdo para evitar que roupas ou objetos saiam ou amassem.
•Nunca deixem um objeto muito pesado numa gaveta. Mesmo que caiba, o peso acaba forçando o fundo da gaveta.
•Para que as gavetas deslizem pelas canaletas, esfregue um pedaço de sabão ou a ponta de uma vela.
•Deixe os sapatos de pouco uso em suas próprias caixas. Guarde-as no piso do guarda roupa ou nas prateleiras.
•Para evitar o acúmulo de pó em peças que são pouco usadas, é recomendável protegê-las com uma capa plástica sobre o cabide. Guarde também as blusas de lã em saquinhos plásticos para que elas não fiquem com pêlos.
•Guarde as meias finas dentro de saquinhos plásticos, ou, do contrário, o feixe do sutiã pode "atacá-las".
•Guarde o enxoval no ambiente ao qual ele foi destinado. Fica mais fácil achar o que precisa.

Empregada Doméstica
•Mesmo que ela seja indicada, levante sua ficha numa delegacia de polícia ou no Sindicato das Empregadas Domésticas, peça e cheque referência de trabalhos anteriores e estabeleça um prazo de experiência em contrato.
•Explique a ela como você gosta que as coisas sejam arrumadas, os cuidados com os eletrodomésticos, plantas e animais.
•É muito importante que ela já comece a trabalhar com carteira registrada desde o primeiro dia. Assim vocês não correm o risco de serem processados no futuro.
•Tenham boas relações com a empregada e ela será o seu braço direito por muitos anos. Além do mais, uma pessoa que trabalha dentro da nossa casa tem que se sentir bem no ambiente de trabalho.
•No caso de uma diarista, tenha os mesmos cuidados na contratação. Como não há carteira assinada, tenham uma cópia de sua carteira de identidade.

O dia-a-dia

As tarefas listadas a seguir não devem ser esquecidas:
•Limpar todos os armários e organizá-los de 6 em 6 meses.
•Limpar os azulejos da casa uma vez por mês.
•Tirar as cortinas para lavar uma vez por mês.
•Limpar portas e batentes uma vez por mês.
•Limpar vidros e venezianas semanalmente.
•Limpar a geladeira por dentro de 3 em 3 meses e, por fora, semanalmente.
•Usar diariamente pano úmido para limpar o piso da casa e não esquecer de tirar o pó dos móveis e objetos de decoração.
•Passar aspirador de pó em tapetes e carpetes em dias intercalados.
•Trocar lençóis semanalmente.
•Trocar toalhas de banho duas vezes por semana.
•Lavar e passar as roupas duas vezes por semana.
•Varrer o quintal (se tiver) duas vezes por semana. Lembre-se da economia de água. Olha o nível!
•Os panos de copa devem ser trocados todos os dias. Deixe-os de molho para sair a gordura.
•A louça nunca deve se acumular, pois a cozinha deve estar sempre limpa.
•O lixo deve estar sempre tampado e ser recolhido diariamente.

Caso vocês não tenham empregada, é muito importante que os dois participem dos afazeres de casa. Desta forma, tudo será feito mais rápido e vocês terão mais tempo para ficar juntinhos, desfrutando da nova vida a dois.

Márcia Possik
Assessora de Casamento

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