segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mudança de Nome ao Casar

Nos últimos tempos, a maioria das mulheres tem optado por permanecer com o mesmo nome de solteira depois de casadas. Já eu optei por incluir o sobrenome do meu marido por vontade de ter o nome dele junto ao meu. Simples, não? Não! Não é tão simples por conta da burocracia...

O casamento passou - e lá no altar já assinei o meu nome de casada, fomos aproveitar a lua de mel, relaxei uns dias e percebi que não poderia mais adiaar as "filas" que me aguardavam. E, então, resolvi enfrentar o Poupatempo (onde é possível fazer/ alterar documentos em um único local com mais rapidez).

Fui no Poupatempo da Praça da Sé. Como não consegui resolver nada - o tipo de impressão feita pelo cartório não imprimiu a trema do meu sobrenome e eu corria o risco de ficar sem - tive que deixar para outro dia. Claro que eu não fiquei muito contente com isso, ainda mais porque tive que ir ao cartório para pedir uma reimpressão da nossa Certidão de Casamento.

Bom, agora com isso em mãos - e a trema no meu sobrenome garantida - voltarei ao Poupatempo para fazer o meu novo RG e a Carteira de Habilitação.

Já o CPF foi o mais tranquilo de todos. Basta dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, com os documentos pessoais (identidade, título de eleitor, certidão de casamento) e solicitar a alteração cadastral. Custo: R$ 5,70 (valor máximo a ser cobrado do solicitante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário