quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Casar faz bem - revista Veja

A matéria de capa da revista Veja desta semana é "Casar faz bem - O casamento hoje dá mais trabalho, mas traz mais satisfação". Além da matéria, há também uma entrevista com a escritora Liz Gilbert, de Comer. Rezar, Amar, que ensina a ser comprometido e feliz.

Para quem ainda não leu, vale a pena comprar a revista e "devorar" a matéria.

Alguns trechos interessantes:
"Mais do que em qualquer outro momento de sua história, ele (casamento) é uma instituição dinâmica e vigorosa - porque hoje, no mundo civilizado, ninguém é mais obrigado a se casar nem, muito menos, a viver um casamento infeliz até os seus últimos dias."

"As pessoas estão escolhendo melhor seus parceiros e se esforçando para que o casamento funcione."

"Estatísticas canadenses indicam que os homens casados vivem em média sete anos mais que os que nunca se casaram - e as mulheres, três anos mais. Estudos sugerem ainda que um bom casamento diminui riscos de câncer, artrite, ataques cardíacos e até de demência."

"Casais que compartilham finanças são mais estáveis e acumulam mais patrimônio."

Para dizer "sim" com convicção
A americana Elizabeth Gilbert, autora do sucesso Comer, Rezar, Amar, falou a VEJA sobre como contornar as armadilhas do casamento:

Qual conselho a senhora daria a quem está prestes a dizer "sim"? Que tome essa decisão com conhecimento de causa. Quando estava conduzindo as pesquisas para o meu livro, eu me choquei ao notar que muitas mulheres só descobriam quem era de fato seu parceiro bem depois do casamento - o que pode prenunciar um desastre conjugal. Proponho uma regra básica a eles e elas: pesquisem tudo sobre o futuro parceiro e não tenham medo de submetê-lo a sabatinas antes de subir ao altar. Procurem saber como é sua relação com os pais, como foi o ambiente de sua criação e em que medida espera que o cônjuge espelhe a imagem que guarda disso. Boa parte das pessoas - em especial, os jovens - não se faz estas perguntas básicas. É um horror constatar que muitas mulheres de 20 e poucos anos se casam apenas pelo desejo de viver uma bela cerimônia. Só têm cabeça para o vestido, o banquete, a daminha que vai entrar na igreja com as alianças. Querem só ter um dia de princesa, enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário