terça-feira, 22 de setembro de 2009

Gloria Kalil tira dúvidas sobre casamento - site Chic

07.10.2008

Futuros casais - prestes a subir ao altar - ficaram menos aflitos depois do painel The Perfect Wedding, promovido pela joalheria Tiffany, no shopping Cidade Jardim.

Gloria Kalil, Claudia Matarazzo, especialista em comportamento e etiqueta, e Teresa Grinberg, gerente de vendas da Tifanny, acalmaram os ânimos respondendo as mais diversas perguntas que podem envolver a cerimônia - desde a escolha da aliança até quantos padrinhos podem estar no altar.

Uma das dúvidas mais curiosas que Gloria respondeu foi a de duas irmãs que decidiram se casar juntas e não sabiam como elaborar os convites. Ela explicou que o melhor é fazer dois convites separados, com os respectivos nomes dos noivos, mas os dois deveriam vir em uma única capa. E na hora de entrar na igreja? “O pai entra com as duas filhas, uma de cada lado”, esclareceu Gloria.

Outro ponto que sempre gera polêmica é o número de padrinhos. Para não errar e correr o risco de ficar sem espaço no altar, Gloria aconselha a escolher no máximo seis padrinhos para cada um, ou seja, três casais de cada lado. E não há problema algum em não convidar a esposa do amigo que não tem muito contato com o casal, por exemplo.

E, para finalizar, os esquecidos padrinhos. Enquanto as madrinhas são uma preocupação para as noivas, eles ficam em segundo plano. Mas qual é a regra para os homens no altar? “Eles devem usar o mesmo que o noivo. Se ele estiver de terno, os padrinhos vão de terno, se a preferência for o fraque, os padrinhos seguem o modelo”, explica Gloria. Já a flor usada na lapela não só pode - como deve - ser diferente. “O noivo pode usar uma branca e os padrinhos de outra cor. Mas tem que ser flor natural”, lembra.

10 comentários:

  1. fica legal convidar minha avo que é viuva e meu tio que é casado para serem meus padrinhos juntos.

    ResponderExcluir
  2. Se a sua tia não ficar chateada e entender a situação, acho que não tem problema. O seu feeling vai te dizer.

    ResponderExcluir
  3. qual é a melhor maneira de comunicar ao convidados onde está a lista de presentes? quando entregar o convite falo se me perguntarem? ou mando junto com o convite uma espécie de cartãozinho dizendo onde se encontra a lista de presentes?

    ResponderExcluir
  4. oi, Juliana. Pelo o que eu andei pesquisando, dizem que devemos informar os convidados quando eles perguntarem. Por isso, também é legal deixar os pais avisados onde estão as listas.

    ResponderExcluir
  5. Em um casamento civil a noite, onde o noivo e os pais vão de terno, os demais convidados precisam seguir o traje ou podem ir de camisa social?

    ResponderExcluir
  6. oi, Viviane. Consultei o livro "Alô, Chics" da Gloria Kalil e ela diz que o "Dress-code é uma indicação preciosa sobre o tom do evento". Veja se no convite há essa informação. Se não tiver, talvez valha a pena seguir o mesmo traje.

    ResponderExcluir
  7. Aquele estilo de casamentos pela manhã em jardim e uma recepção simples com bolo e champagne de pé é chic???Não quero exagerar quero uma recpção pela manhã suave e tranquila...
    O que acham?

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muito chique bolo com champanhe sim. E se o dia estiver bonito, com certeza, seu casamento será inesquecível! Só tome cuidado para que a cerimônia não acabe muito perto do horário do almoço.
    Invista em um belo bolo e brinde muito com os seus convidados!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se o pai da noiva pode usar terno enquanto o pai do noivo e padrinhos usara meio fraque?
    O casamento será as 18:00 horas.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Se o noivo e os padrinhos usarão meio fraque, o pai da noiva também deve seguir a mesma linha. Acho que ficará mais elegante.
    Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir