sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Casamento: Gloria responde - site Chic

1. É cafona levar o presente para entregar na igreja? Existe valor mínimo?
Não é cafona: é uma idéia impossível e inviável. Onde os pobres dos noivos vão colocar o pacote? Presente se manda, preferivelmente, antes da data do casamento, e na casa de um deles. Não há valor mínimo para ele; a idéia é dar alguma coisa útil para a vida futura e durável para que a lembrança de quem mandou esteja sempre presente na vida do casal.

2. Não posso bancar uma festa. Tudo bem se eu casar só no religioso?
Casar no civil custa pouco mais de R$ 200, então imagino que você esteja se referindo a um casamento na igreja, sem festa depois, não é? Pois, vá em frente. Nada obriga os noivos a darem festa. Guarde suas economias para uma viagem, nem que seja só de um final de semana, para curtir o marido.

3. O vestido é obrigatório para a noiva? Ou se ela preferir, pode entrar de terninho?

Que coisa mais sem graça! Terninho? Vá com eles ao escritório e aproveite essa data única para aparecer, maravilhosa, com um lindo vestido branco. Pode ser curto, simples, mas uma roupa que vai marcar esse dia como um dia diferente na sua vida.

4. Quem se casa grávida, já com a barriga evidente, pode usar branco?

A Igreja Católica tem feito vistas grossas nesses casos e abençoado essas noivas apressadas que já chegam com a família quase pronta ao altar. Já que a igreja aceita, por que não ir de branco conforme o programado?


5. O comprimento do vestido das madrinhas deve ser escolhido conforme o horário da cerimônia?

Sim, ninguém vai usar vestidos longos de cauda num casamento de manhã ou à tarde. O que não que dizer que à noite o longo seja obrigatório: a roupa do altar, as cores, o comprimento, o uso ou não de chapéu, vão depender do desejo e da combinação da noiva com as madrinhas.

6. Vou ser padrinho de um casamento e não tenho grana para bancar um presente sozinho. É ruim rachar com outro padrinho na mesma situação?

Não. É até carinhoso e simpático. Padrinhos são, em geral, pessoas próximas dos noivos e devem ter a liberdade de poder dar um presente conjunto. Os noivos vão entender e apreciar o gesto.


7. Qual o número ideal de padrinhos?

Não existe número ideal. O que se faz é convidar gente próxima, muito amiga ou pessoas que, por alguma razão, os noivos queiram homenagear. Ultimamente as pessoas andam exagerando e convidando tantos casais que fica todo mundo espremido no altar. É feio e pretensioso um altar muito cheio de padrinhos. Nem a Camilla Parker-Bowles e o seu Príncipe tiveram muitos padrinhos!

8. Posso expulsar um penetra no meu casamento?

Pode. Desde que você queira que ele vire celebridade!

9. Como montar a lista dos convidados? Devo chamar todas as pessoas da empresa onde trabalho?

Não é festa de final de ano de empresa - é o seu casamento e você escolhe quem quer que vá. Para a igreja, é hábito chamar pessoas até mesmo menos próximas, mas isso não obriga ninguém a convidar a lista telefônica.

10. Fiz uma pequena cerimônia civil para me casar e não convidei quase ninguém. Qual é a maneira mais elegante de comunicar aos amigos?

Fazendo um pequeno cartão (impresso ou escrito à mão) dizendo: “Heloisa Maia Brito e João Brito comunicam seu casamento realizado no dia (colocar a data) e oferecem sua residência à rua (colocar o endereço)”.


11. Tenho um vestido que usei para ser madrinha de uns amigos. Agora, vou ser madrinha de novo, mas os convidados vão ser completamente diferentes. Posso usar o mesmo vestido?

Claro que pode!


12. Não pude comparecer ao casamento de minha melhor amiga. Como me desculpar?

Deus do céu, que mancada! Vai ser duro, mas fale a verdade. Imagino que o motivo deva ter sido muito forte para alguém não ir ao casamento da melhor amiga. Espero que ela entenda!

13. Quando vale a pena contratar uma consultoria especializada em casamentos?

Quando alguém vai se casar no estrangeiro e não conheça os costumes locais. Quando alguém estiver programando um casamento muito importante e grande e não quiser ter muito trabalho. Quando alguém quiser ter certeza de que tudo vai sair de acordo com o figurino. Consultorias são, na maior parte das vezes, acionadas para casamentos mais formais e tradicionais. Ou então, para os que dão muita mão de obra: à beira-mar, em montanhas ou fazendas distantes que devem hospedar os convidados ou organizar transporte e reservas de hotel nas redondezas.

Gloria Kalil

4 comentários:

  1. UMA AMIGA MINHA VAI SE CASAR NÃO SOMOS MUITO PRÓXIMAS MAS ESTUDAMOS JUNTAS E ELA ME CONVIDOU PESSOALMENTE,E NÃO VOU PUDER ESTAR NA CERIMONIA VIAJO A TRABALHO UM DIA ANTES ENTÃO QUERIA DAR UM PRESENTE LEGAL MAIS NÃO DISPONHO DE MUITA GRANA NO MOMENTO, É UM CASAL JOVEM E SEM MUITO RECURSOS FINANEIRO QUERIA DAR UMA COISA LEGAL SEM PARECER AMIGA METIDA A RICA MESMO PORQUE NOMOMENTO NEM POSSO!RRSRSS!QUERO UMA SUGESTÃO PRAPRESENTE POR FAVOR! ELA SE CASA SABADO 06/02!EU VIAJO NA SEXTA!QUERO ENTREGAR PESSOALMENTE ANTES DE VIAJAR!

    MEU E-MAIL É DAISARSS13@GMAIL.COM

    DESDE JÁ OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa maneira de acertar na escolha é verificar a lista de presente dos noivos, principalmente se vocês não são muito próximas.

    ResponderExcluir
  3. è cafona entregar bem casado na igreja pra quem nao vai fazer festa?

    ResponderExcluir
  4. Eu não acho cafona! Fui em um casamento que os noivos receberam os cumprimentos na Igreja e montaram um mesa com os bem-casados. Depois de cumprimentar o convidado, entregavam um bem-casado. Achei o gesto bonito e delicado.

    ResponderExcluir