quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Daminhas e Pajens - Um toque de charme especial à sua cerimônia - Site Noivas

PALOMA FERREIRA

Todo mundo já espera a entrada das daminhas e dos pajens de honra, também conhecidos como noivinhos, eles anunciam a entrada da noiva e dão um charme especial à cerimônia

O que não se sabe ao certo é sobre a origem desta tradição, apenas que teria surgido na Igreja Anglicana como uma adaptação do cargo de Pajem de Honra. Esse cargo era exercido por filhos de nobres e tinha um papel de destaque em cerimônias importantes nas quais estivessem presentes os governantes do Reino Unido, tais como, coroações, eventos oficiais e outros.

Hoje, nas cerimônias de casamento, os pajens e damas podem auxiliar os noivos, se tiverem idade suficiente para tanto. As damas podem ajudar a noiva na chegada à igreja, arrumando o vestido para a entrada e segurando o buquê durante a cerimônia. Da mesma forma, o pajem auxilia o noivo levando as alianças, recepcionando os convidados especiais (como os pais dos noivos e padrinhos) e outras tarefas que o noivo precisar delegar.

Agora se esses papéis forem dados para crianças, é importante tomar alguns cuidados:

Prefira crianças a partir de 4 anos, pois eles entendem melhor o que fazer e tem menor risco de desistência na entrada. É melhor que as mães das crianças de até 7 anos estejam aguardando por elas no primeiro banco, próximo ao altar. Dê preferência para os mais velhos levarem as alianças e, mesmo assim, não esqueça de prendê-las para que não caiam no caminho.

Se os noivinhos tiverem menos de 10 anos, torne suas funções o mais divertido possível e com o mínimo de exigências, deixem os pequeninos à vontade. Ainda assim as daminhas podem jogar pétalas de flores para a noiva entrar, e as alianças podem ser levadas pelo pajem em bandeja ou caixinha de prata (caso não tenha o pajem, uma dama pode levar as alianças em cestinha de flores ou almofadinhas).

Não existe uma quantidade padrão de pajens e damas, sejam adultos ou crianças, podem ser até quatro noivinhos, mais do que isso apenas em cerimônias muito formais que chegam ao máximo de oito pessoas.

Independente da idade, a entrada na igreja e a posição no altar seguem as seguintes orientações:

Casal: a dama do lado esquerdo do altar e o pajem do lado direito (assim como os noivos), se tiverem mais do que um casal, organize por ordem de tamanho, do menor para o maior.

Só damas ou só pajens: em fila do menor para o maior.

Mais damas do que pajens (ou vice-versa): o pajem faz par com uma dama de sua altura e as outros entram em fila (do menor para maior), primeiro as damas ou pajens sem par e na seqüência entra o(s) casal(is) de noivinhos, sempre por ordem de tamanho.

No altar as posições se mantêm, ou seja, damas do lado esquerdo e pajens do lado direito.

Se tiver muitos padrinhos ou mais do que um casal de noivinhos, é melhor reservar os bancos da frente para as damas e pajens, ao invés de manter todos em pé no altar, principalmente no caso das crianças.

Lembrem-se: mais do que qualquer regra, sempre vale o bom senso, e antes de tudo, que a cerimônia corra bem. Com todos os participantes felizes e dispostos a comemorar essa data tão importante junto dos noivos!

2 comentários:

  1. Minha amiga vai casar e na cerimonia, o irmão dela entrará com a bíblia, haverá um casal de pajens para levar as alianças e a florista. Porém ela gostaria que os meus dois filhos meninos (4 e 6 anos) entrassem tbém mas não sabemos como, já que não tem mais daminhas e nem há tempo para convidar.

    ResponderExcluir
  2. olá,
    Se eu quissesse muito mais dois pajens, eu colocaria a entrada da seguinte forma: irmão com a bíblia sozinho, o casal de pajens para levar as alianças, a florista, e os outros dois pajens lado a lado.
    No meu casamento, eu coloquei assim: um casal, um pajem com as alianças, e mais duas daminhas lado a lado. No nosso caso funcionou bem!
    O que sua amiga pode rever é a ordem dos pajens, apenas para que os menores não fiquem muito escondidos!
    tenho certeza que tudo dará certo!
    Dani

    ResponderExcluir