quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Facilidades para os noivos e convidados - Diário do Comércio

"Escolhemos lojas com opções para todos os gostos e bolsos. A idéia é a pessoa encontrar os produtos que deseja ganhar", fala Elodie Pérignon.
Kelly Ferreira - 17/12/2009 - 20h41
A organização de um casamento envolve mil e um detalhes, que disputam a atenção – e o tempo – dos noivos. Organizar a lista de presentes é um deles. Para ganhar os produtos necessários à montagem de uma casa – e até alguns "supérfluos", que ninguém é de ferro –, grande parte dos casais faz listas em diferentes lojas.
Não é uma tarefa tão simples como parece à primeira vista. É preciso visitar os estabelecimentos, escolher itens em diversas faixas de preços para dar opções a quem vai presentear e, depois da viagem de núpcias, realizar outra maratona para trocar os artigos repetidos. A vida dos convidados também é complicada: exige bater pernas em vários locais para comprar um presente bonito, sem ficar com um tremendo rombo no orçamento.

As francesas Sandra Zlotagora Pessini e Elodie Pérignon sentiram o problema na pele. Convidadas para um casamento, tiveram dificuldade para definir qual era o melhor presente. "Eram muitas listas e ficamos perdidas. Pensamos que seria mais fácil se todas estivessem no mesmo lugar", conta Sandra. Foi quando nasceu a idéia do site ListaPerfeita.

O conceito é muito comum na Europa e nos Estados Unidos. Os produtos de várias lojas são reunidos em um único site. As listas – de casamento, chás de bebê, open house, de lua de mel, entre outras – podem ser elaboradas pelos interessados sem sair de casa. As compras também são feitas pela internet e pagas com cartão de crédito ou boleto bancário.

Mil e uma opções – O ListaPerfeita trabalha hoje com 37 estabelecimentos parceiros. Entre elas, Mickey Home e Benedixt, PontoFrio, Tok & Stok, Club Med, Viking, Smartbox, Art des Caves, Secrets de Famille, Scandinavia Designs, Smartbox, SPA Renaissance e Espaço Brennand. "Escolhemos lojas com várias opções de presentes para todos os gostos e bolsos. A idéia é que a pessoa consiga encontrar no site os produtos que deseja ganhar. No próximo ano, pretendemos dobrar o número desses parceiros", explica Elodie.

Quem deseja organizar uma lista, entra no site e se cadastra gratuitamente. A partir daí, é só escolher os presentes e, depois, avisar os convidados por e-mail. "Temos uma seleção de cerca de 200 produtos de cada loja, mas é possível escolher outros artigos. As buscas podem ser feitas por valor, loja ou categorias de presente", diz Sandra. Quando um produto é comprado, some da lista, evitando as repetições. E mesmo que a pessoa queira trocar algum item, pode escolher outro em um dos estabelecimentos cadastrados, e realizar a troca, sem qualquer custo.

Apesar da variedade de listas, as de casamento ainda são as mais procuradas no site, com 74% das preferências. "A prática de montar duas, três ou mais listas de presentes está com os dias contados. Muitas noivas, atarefadas com os preparativos do casamento, não querem ficar presas horas no trânsito, se deslocando de uma loja para outra, ou, depois da lua-de-mel, ter de passar por cansativas trocas e devoluções", diz Sandra.

Para facilitar a vida de quem vai casar, o site oferece cinco estilos de listas prontas, com cerca de 200 itens cada, nos estilos romântico, contemporâneo, zen, rústico-chique, exclusivo (com itens mais requintados e luxuosos) e essencial (com artigos básicos e diferentes).
No próximo ano, o ListaPerfeita colocará no ar um serviço de venda avulsa, para quem quise testar a segurança da compra pela internet,. "Oferecemos esse serviço para nossos clientes se sentirem absolutamente seguros. A idéia é deixar claro que o site é uma ferramenta para tornar a festa mais gostosa tanto para os anfitriões quanto para os convidados", salienta Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário